Blog Bridgex

Explorando o mundo financeiro: Dicas, insights e notícias

Nome do autor Dorlan da Costa
Categoria Finanças
Data 17/05/2024

Indicadores de liquidez

Dentre os índices econômico-financeiros mais conhecidos estão os indicadores de liquidez. Esses índices são extraídos das demonstrações financeiras da empresa e buscam revelar sua capacidade de pagamento, a capacidade de honrar seus compromissos de curto e longo prazo. Seguem abaixo alguns dos principais índices de liquidez.

 

 

 

Liquidez Corrente

A Liquidez corrente relaciona os direitos e haveres circulantes com o passivo circulante. Sendo maior do que 1, indica a existência de capital de giro líquido positivo; se igual a 1, pressupõe a inexistência de capital de giro líquido, e, por sua vez, se for menor do que 1 indica a existência de capital de giro líquido negativo. A Liquidez Corrente nos mostra quantos reais temos em disponível, valores a receber e estoques, basicamente, para cada real devido no curto prazo.

 

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca subtrai do ativo circulante os estoques, por serem ativos de menor liquidez, e que são normalmente realizados completamente em prazos um pouco maiores do que os demais itens do ativo circulante. Também subtrai as despesas antecipadas, que são utilidades e benefícios a receber, mas que não são valores a receber.

 

 

Liquidez Imediata

A liquidez imediata reflete a porcentagem das dívidas de curto prazo que podem ser pagas imediatamente pela empresa. É a relação entre as disponibilidades de caixa e o passivo circulante.

Liquidez Geral

Esse indicador retrata a saúde financeira a longo prazo da empresa. É determinado pela seguinte expressão:

 

 

Como elemento limitador aos indicadores de liquidez se tem o fato de que são estáticos, refletindo uma posição financeira na data do levantamento dos valores. Por exemplo, ainda que se se tenha um capital de giro líquido positivo no dia 31/12/XX, esse ativo circulante pode se realizar integralmente em seis meses por exemplo, ao passo que o passivo circulante pode ser completamente exigível em três meses. Nesse caso hipotético é possível que a empresa não consiga honrar todos os seus compromissos nos seus vencimentos. 

 

Os indicadores de liquidez para proporcionarem uma melhor análise devem ser analisados em conjunto com outros indicadores, bem como deve ser feita a análise de sua série histórica.


 

Notícias recentes
Finanças
O que é valor econômico agregado (VEA)? Se perguntarmos a um empresário qual o objetivo econômico-financeiro de seu negócio é possível que tenhamos como resposta: obtenção de lucro, rentabilidade, geração de caixa.
Finanças
Indicadores de atividade O ciclo operacional de uma empresa compreende o período entre a aquisição de insumos ou mercadorias até o recebimento das vendas realizadas. Os indicadores de atividade medem as diversas durações desse ciclo.
Finanças
Indicadores de rentabilidade: ROA, ROI e ROE Os indicadores de rentabilidade da empresa são suas principais medidas de desempenho. Estes indicadores proporcionam a base para uma comparação entre diversas opções de investimento. Sendo importantes para tomada de decisão.
Finanças
Indicadores de endividamento e estrutura São indicadores que evidenciam, basicamente, a composição das fontes passivas de recursos da empresa.
Finanças
Indicadores de liquidez Dentre os índices econômico-financeiros mais conhecidos estão os indicadores de liquidez. Esses índices são extraídos das demonstrações financeiras da empresa e buscam revelar sua capacidade de pagamento, a capacidade de honrar seus compromissos de curto
Finanças
Taxa de crescimento do lucro líquido A taxa esperada de crescimento dos lucros é uma medida relevante para análise de agregação de valor de uma empresa. Basicamente, permite uma avaliação de dois indicadores que afetam o desempenho econômico: retorno do capital investido e reinvestimento do

NUNCA PERCA UMA NOTÍCIA

Inscreva-se para obter notícias gratuitas